Segurança alimentar nutricional


O dia mundial da segurança dos alimentos é comemorado no dia 7 de junho com o objetivo de chamar a atenção para prevenir e detectar os riscos transmitidos por alimentos.
Enquanto estratégia o conjunto de ações deve ser intersetorial e participativa e consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
Quais os fatores que comprometem os segurança alimentar? Sistema sócio econômico e condições do meio ambiente, mudanças do clima e hoje em dia a pandemia COVID – 19. Alta de preços dos alimentos tem impacto direto sobre o bem estar das famílias reduz o poder aquisitivo afetando tanto a qualidade quanto a quantidade dos alimentos adquiridos, sobre tudo os mais pobres e vulneráveis, pois destinam entre 60 e 70% da renda familiar para alimentação.
A fome atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia em 2020 eles estão entre os 116 milhões de pessoas que convivem com algum grau de segurança alimentar no Brasil nos últimos meses do ano que correspondem a 55,2% dos domicílios.
Cerca de 600 milhões de pessoas adoecem após o consumo de alimentos contaminados.


Categorias: Sem categoria




Deixe um comentário