OBESIDADE


A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. O número de pessoas obesas tem crescido rapidamente, tornando a doença um problema de saúde pública.
No Brasil, existem mais de 20 milhões de indivíduos obesos. Na população adulta, 12,5% dos homens e 16,9 % das mulheres apresentam obesidade e cerca de 50% têm excesso de peso.
A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia.
O acúmulo de gordura no organismo aumenta o risco de doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.
A melhor forma é a prevenção,com manutenção de um comportamento alimentar saudável associado com atividades físicas regulares (150 minutos por semana). Contemplem sua rotina de atividades físicas,trabalho e de vida social e família.
Se necessário tratar adote dietas balanceadas , hipocalóricas personalizadas e que contemplem sua rotina de atividades físicas e trabalho.

Magreza não, saúde sim!

Se conhece alguém que precisa ler esse post, não deixe de compartilhar!



Categorias: Sem categoria




Deixe um comentário