Obesidade: o que devemos saber?


Vários motivos estão relacionados com a Obesidade. A alta ingestão calórica, sedentarismo, associados aos fatores hormonais e genéticos são as causas que mais protagonizam no processo. O tratamento dessa doença começa por uma avaliação clínica a fim de descartar ou não a necessidade de tratamentos medicamentosos.

Independente do uso de medicamentos a mudança do comportamento alimentar é fundamental e indispensável. Como falamos, é uma mudança e nesse processo estão incluídas dietas adequadas para perda de excesso de gordura corporal e claro, uma prática de atividade física regular. É importante que sejamos conscientes sobre a relação da comida e o que ela representa na nossa vida. É um processo é longo e exige a determinação de cada um. O apoio de outros profissionais além do nutricionista, como psicólogo, educador físico e médico podem ser essenciais na mudança de hábito.

Quando houver falha do tratamento clínico ou o mesmo se mostra ineficaz, outros tratamentos podem ser propostos, como colocação de Balão Intragástrico e das Cirurgias Bariátricas, mas para é isso é necessário a avaliação de uma equipe multiprofissional. Em breve estarei trazendo mais informações sobre o balão intragástrico e a cirurgia bariátrica.  






Deixe um comentário