Cirurgia bariátrica e os cuidados nutricionais


A cirurgia bariátrica não é um procedimento isento de necessidade de cuidados nutricionais, tanto no pré como no pós-operatório. Alguns pacientes já apresentam alterações nutricionais antes mesmo do procedimento cirúrgico, que devem ser corrigidas.

O efeito esperado da cirurgia bariátrica (redução de peso e do excesso de gordura corporal) está relacionado à restrição da ingestão alimentar e/ou má absorção de nutrientes. Essa condição que pode levar a deficiência de proteínas, vitaminas e minerais.

Os pacientes deverão receber suplementação nutricional através de polivitamínicos sublinguais e orais a fim de oferecer quantidades adequadas principalmente de ferro, cálcio, vitamina D, zinco e complexo B em especial vitamina B12 e vitamina B1.

A suplementação de proteínas será através das carnes, ovos, leite e derivados, porém nem sempre as quantidades necessárias conseguirão ser ingeridas pelos pacientes.O uso de suplementos com proteínas isoladas do soro do leite (whey protein) tem sido utilizadas, com boa aceitabilidade.

Uma dieta com boa biodisponibilidade dos componentes dos alimentos e suplementos, que tenha sabor agradável, e que seja acessível nos aproxima da obtenção de resultados positivos.






Deixe um comentário