A alimentação pode influenciar no surgimento e tratamento da celulite?


A lipodistrofia ginóide, popularmente conhecida como “celulite”, trata-se de uma desordem estética comum no sexo feminino. Esta desordem afeta a derme e hipoderme, com alterações vasculares e formação de fibroses, podendo gerar desconforto e dor quando em graus avançados.
Fatores que contribuem para o seu desenvolvimento:

Os fatores primários, destacam-se aspectos genéticos, gênero, idade, vasculares e hormonais.
Os fatores secundários são: o estresse, o sedentarismo, a alimentação inadequada, sobrepeso e obesidade , alguns medicamentos, tabagismo, problemas gastrointestinais (disbiose e/ou constipação), e excessiva exposição aos radicais livres.

Qual a importância da nutrição na celulite?

🍞 Carboidratos 🍝
A preferência por carboidratos de baixo índice glicêmico proporciona a estabilidade dos níveis glicêmicos e insulinêmicos, prevenindo a deposição de gordura corporal, fator este envolvido na fisiopatologia da “celulite”. Ademais, os carboidratos de alto Índice Glicêmico, como doces, açúcares e pães brancos, favorecem o edema, a compulsão por carboidratos e a inflamação presente em alguns casos.
💧 Água 💧
A adequada ingestão de água é fundamental na manutenção da saúde e da estética, pois aumenta a eficácia da microcirculação, facilitando as trocas celulares, a circulação de nutrientes pelo organismo e a eliminação de toxinas através da urina.
🍖 Alimentos Processados e Ultra processados
Alimentares ricos em sódio como enlatados, embutidos (salsicha, lingüiça, salsichão, salame italiano, mortadela), temperos prontos, molhos industrializados, maionese, mostarda, catchup, refeições congeladas, salgadinhos tipo “chips”, bacon, bolachas, carnes salgadas e fast foods, ajudam na potencialização do desenvolvimento da celulite.
👨🏼‍🍳 Sódio 🍟
Sal de cozinha, caldos prontos, molho de soja e produtos processados devem ser controlados no cardápio. O excesso de sódio pode levar à retenção de líquido, fator que influencia a formação de celulite. Aumentar a ingestão de água durante o dia também contribui para a diminuição da retenção de líquido, ajudando o organismo todo a funcionar melhor.






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